.

.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Assombrações - A Chorona (La Llorona) Cidade do Mexico - MEX


 Por Felipe AG

É uma lenda mundialmente conhecida, principalmente em países de língua espanhola. Até mesmo no Brasil ela chega a ser contada. Dento de todas as variantes, eu vou relatar como essa lenda é contada no México, país onde a lenda é mais famosa.

Conta-se que por volta de 1550, uma bela mulher de origem hispano-índia de nome Luíza se apaixonou e se relacionou com um homem muito rico chamado Nuno. Durante o relacionamento o casal teve dois filhos. Mas nunca foi oficializado um casamento, e isso era o que a bela mulher mais desejava.

Algum tempo depois, parecia que a grande paixão havia se acabado, e sem dar muitas explicações, Nuno foi embora. Isso foi um golpe duro para a bela Luíza, que dias depois, reuniu forças e foi até a casa do seu amado saber o real motivo dele a te-la largado. Chegando lá, ela deparou com uma enorme festa, festa em que era celebrado o casamento de Nuno com uma outra mulher de origem nobre. Luíza ainda implorou que Nuno voltasse para ela, mas o homem disse que não poderia se casar com Luíza por ela ter sangue indio. Desesperada e possuída por um grande ódio, a bela Luíza correu até a sua casa, e com um punhal (presente dado pelo seu amado Nuno) assassinou seu dois filhos. Após cometer essa atrocidade, Luíza saiu na rua com o vestido cheio de sangue e gritando desesperadamente, provavelmente arrependida do que acabara de fazer.

Luíza foi presa, julgada e condenada a morte por enforcamento em praça pública. Seu corpo ainda ficou por várias horas pendurado a forca.

Desde então, conta-se a lenda que o espirito de Luíza, com seu vestido sujo de sangue, vaga pela noite chorando morbidamente a procura de seus filhos. A grande maioria nunca se arriscou em sair de casa ao ouvir o choro tenebroso, mas dizem que aqueles que se arriscaram a se aproximar da Chorona, sofreram algum mal ou morreram.

4 comentários:

  1. Como sempre, Felipe, suas palavras são bem colocadas e o conto nos leva a refletir na razão de as pessoas não conseguirem passar a vida adiante com força e determinação. Tanta gente cuida dos filhos sem o parceiro e educa grandes homens e mulheres porque foram fortes e aguentaram a separação. É preciso aprender a suportar a rejeição. E caminhar na direção de novos amores.

    Bom Dia! Abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  2. Já escutei o latido (choro) de um cão, vizinho da casa da minha sogra. E eu sabia que tinha espírito perturbando o bichinho. Ele já estava doente e faleceu.

    Obs: Teve outro lance que não conto por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Então é por isso que no programa do Chaves, a referência à Chorona, é uma imitação a ela com estas palavras: "Onde estarão os meus filhos!" rs. :).

    ResponderExcluir
  4. Interessante, na Mitologia Grega, Medéia, também mata os filhos, quando é abandonada por Jasão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...